A CURA OBTIDA POR MEIO DA BIBLIOTERAPIA



O que dizer sobre o que é a cura a não ser o restabelecimento à condição anterior à doença ou a mudança de estado de enfermidade ao estado de saúde.

A Biblioterapia é um instrumento para o restabelecimento da saúde. Mas como se dá este tratamento? Essa deve ser a pergunta que você pode está se perguntando, não é verdade? Antes de responder essa pergunta, gostaria de falar das formas de restabelecimento da saúde do nosso corpo e da nossa mente. Nosso corpo e mente se restabelecem, quando enfermos, por meio de medicamentos químicos ou naturais, por meio de inúmeras terapias que usam vários métodos sejam eles com uso de instrumentos físicos, como a quimioterapia, a radioterapia; ou por terapias que utilizam instrumentos psicológicos, como as psicoterapias e terapias analíticas (Psicanálise...). Mas o que pode chamar mais a nossa atenção é a capacidade de auto-restabelecimento do nosso organismo e do nosso ser de modo geral.

Fiz essa introdução para falar sobre a Biblioterapia, pois esta é um tratamento que se utiliza de uma variedade de potencialidades do auto-restabelecimento biológico e psicológico. Por isso que ela sendo usada isoladamente ou em conjunto com outras terapias pode propiciar a cura de forma mais rápida e amenizando a dor, seja por meio da distração ou pela descarga de energias emocionais, afetivas e de estalos (Achados que resultam em uma resolução de conflitos interiores.).

O livro é um dos melhores terapeutas, quando ele se encaixa adequadamente à necessidade do momento presente de uma pessoa. Por isso enfatizamos que na Biblioterapia o verdadeiro terapeuta é o livro e o biblioterapeuta é um mediador entre o livro e o leitor paciente.

Podemos, assim, concluir que se olharmos do modo simples ao complexo ou do complexo ao simples a Biblioterapia é uma aliada no processo de cura de inúmeras doenças. Mas a Biblioterapia não só cura como também previne doenças, pois boas leituras podem ajudar no desenvolvimento equilibrado de uma pessoa, principalmente em crianças, adolescentes, jovens. Ela também pode ser instrumente de restabelecimento dos comportamentos desajustados socialmente, pois a Biblioterapia faz com que o sujeito que a utiliza como tratamento possa ter novas experiências, assim, trazendo mais energias positivas para sua vida e assim desejar ser um ser diferente.

Por: Edson Carlos de Sena - Biblioterapeuta 

Comentários

Eu Psicanalista

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ESCOLHER PARA SI BONS LIVROS OU INDICAR LIVROS COM FINALIDADES TERAPÊUTICAS?

O QUE DIFERENCIA A BIBLIOTERAPIA DE OUTROS MODOS DE LEITURA?