GRUPOS DE LEITURA E A AFIRMAÇÃO DE PERTENÇA SOCIAL
O
ato de ler vem atravessando a história e, hoje, ele nos situa sobre quem nós
somos como indivíduos que são por natureza seres sociais. Com o advento da
globalização surgiu a necessidade de nos afirmarmos como seres pertencentes a
um local físico e histórico. Por mais que nos conectemos ou nos desloquemos
para outros lugares, no entanto, existe a necessidade individual de estarmos
ligados à nossa origem. E a leitura de livros vem como um instrumento
importante nessa busca de nos situarmos sobre quem somos. Hoje, lemos também
para sermos.
Diante
do já exposto, compreendemos que ler em grupo surge como uma forma de
resistência e afirmação aos nossos valores, sentimentos e hábitos. Ler hoje não
se trata somente de ser rico ou pobre, branco ou negro, muito letrado ou pouco
letrado, mas trata-se de ser um indivíduo vivo. É necessário esclarecer que a
leitura vai além da decodificação, pois só o ato de estar junto de quem ler nos
leva ao mundo dos leitores, mesmo que nós sejamos pessoas em estado de
alfabetização.
Mas
para que exista um grupo de leitura é necessário que exista uma pessoa que o
torne possível de existir. É necessário que alguém tome a iniciativa de criar o
grupo de leitura. E criar um grupo de leitura, quando necessário, torna-se uma
ação com peso de dever social. Pois grupos de leitura nos tempos de hoje se
tornaram necessários. Pois ler é um antidoto contra a fragmentação identitária,
um mal que tem atingido muitos grupos históricos de pessoas e, assim, atingem a
identidade pessoal de cada indivíduo.
Assim,
podemos assimilar que um grupo de leitura passa além de uma terapia com
objetivos pontuais e nos leva a um mundo muito amplo que é pertencer a um
grupo. A biblioterapia, que é uma ciência milenar, vem como um suporte ao
fortalecimento de um grupo de pessoas que inicialmente apenas se reuniam com um
foco e são levadas a uma nova visão de si e do mundo.
É
importante acrescentar que em um grupo de leitura ninguém pode ficar para trás,
pois todos são importantes e insubstituíveis. Sabendo disso, cada pessoa é
convocada a assumir sua posição social e fazer acontecer o rumo de sua
história.
Para
finalizar, podemos tocar em um assunto que faz toda a diferença: o testemunho
inflamado de quem ler, pois é isso que torna a leitura ainda mais contagiante e
cria-se a necessidade de vivê-la.
Então,
vamos ler em grupo?!
Por: Edson Carlos de Sena - educador

Comentários
Postar um comentário