COMO FAZER UMA LEITURA PRODUTIVA DE UM LIVRO?

 


Mais que ler inúmeros livros é necessário tirar o melhor aproveito de cada livro, pois essa deve ser a meta da leitura. Não podemos ler apenas para dizer que já lemos inúmeros livros, pois isso é uma visão muito ingênua sobre o ato de ler. Precisamos compreender a importância de uma leitura atenta aos detalhes e às mensagens de cada livro.

Hoje, nós podemos ter acesso a inúmeros livros, mas ter o discernimento do que ler é a chave para que você, de fato, seja um (a) bom (boa) leitor (a). Mas escolher um livro adequado às nossas necessidades nem sempre é uma tarefa muito simples. Mas podemos seguir um caminho de aprimoramento na escolha de um livro. Vejamos algumas dicas que podem lhe ajudar a escolher um livro para ler, pois ler, antes de mais nada, é um investimento:

Primeiro passo é descobrir o que se quer alcança com a leitura de um livro, ou seja, quais são as necessidades que se quer sanar. Por exemplo: Você deseja uma leitura de crescimento pessoal? Ou você deseja uma leira de descontração? Ou você quer ler um livro que possa trazer para você um efeito terapêutico, como diminuir os sintomas da ansiedade?

Segundo passo é descobrir as características de cada livro e, consequentemente, o estilo de escrita do autor do livro. Então, é importante ver parte da obra para que você possa ver se realmente aquele tipo de texto é o que você procura.

Terceiro passo é ler as críticas feitas ao livro, ou seja, o que os críticos profissionais falam sobre aquela obra e também o que diz o público em geral.

Agora vamos ver como fazer uma leitura produtiva de um livro:

Primeiramente, você deve se comprometer com a leitura, ou seja, deixe um tempinho do seu dia para ler o livro escolhido.

Por segundo, identifique o que a leitura está fazendo com você e como você reage em cada parte do texto lido. É importante não se armar demais para ter o controle exagerado sobre as emoções e sentimentos que o livro está causado em você. Compreenda a leitura como um desenrolar de uma peça teatral.

Por terceiro, tente resumir, em escrito ou em grifos, o que você achou mais importante. E importante revisitar, mesmo que folheando rapidamente, o que você já leu e o que foi interessante até o momento presente da leitura.

O quarto ponto é identificar os insights e as catarses gerados pela leitura. Pense também no que a leitura está modificando em você. Dialogue consigo mesmo sobre a leitura. Você também pode conversar sobre a leitura com outras pessoas que já leram o livro ou que estão lendo o livro que você está lendo.

Por fim, faça uma crítica sobre o livro no final da leitura e veja se é necessária uma nova leitura do livro ou se seus objetivos foram alcançados.

Atenção: Se você está passando uma dificuldade na sua vida pessoal, familiar ou profissional, você pode encontrar apoio em grupos de leitura coordenados por profissionais do campo da leitura ou encontrar a ajuda de um biblioterapeuta. Entenda que a leitura pode ser tida como um remédio, mas em alguns casos ela não substitui os trabalhos feitos por profissionais da área da saúde mental.

Mas se lembre de que o hábito da leitura traz inúmeros benefícios. Por isso, vale apena ler e ler com generosidade. Pois saiba que a leitura muda nossa visão de mundo e a de nós mesmos.  Quem ler não apenas preenche o tempo, mas quem ler se torna uma pessoa com boas experiências, pois é isso que a leitura de bons livros nos proporciona: boas experiências. E em consequência disso, nossa mente é preenchida com coisas boas.

Boa leitura!

 Por Edson Carlos de Sena - educador

 

Comentários

PEÇA TEATRAL: PONTO EDUCACÃO

Queremos saber suas sugestões e críticas!

Diga-nos o que você está achando deste blog. Mande um e-mail para eupsicanalista@gmail.com ou responda o formulário de contato e nos informe suas sugestões e críticas.

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Eu Psicanalista

Psicanalizando-me

Postagens mais visitadas deste blog

O PENSAMENTO MÚLTIPLO POSITIVO DE QUEM LER LIVROS DE GÊNEROS DIFERENTES.

ANÁLISE LITERÁRIA DO POEMA: QUEM É VOCÊ? QUEM É VOCÊ?

O LIVRO E O OUTRO