POR QUE BUSCAR LER BONS LIVROS?

 



O ato de ler é uma das melhores heranças da cultura civilizada. A escrita nos possibilita não somente o conhecimento de muitos conteúdos sistematizados e valorizados para vida do trabalho, mas ela diz, também, quem nós somos como seres humanos, ou seja, fala sobre a nossa identidade e sobre as nossas culturas, isso dentro das dimensões macro e micro.

Ler um texto é de algum modo torná-lo parte de nós. Quando lemos nos alimentamos de histórias, fatos, conhecimentos... Assim como nos alimentos de comidas e elas passam a ser parte de nós, ler um livro é se alimentar dele e torná-lo parte de nossas vidas. Porém assim como existem comidas que nos faz bem e outras que não nos faz bem, desse modo são os livros ou qualquer texto que lemos. E é por isso que devemos buscar ler bons livros, ou seja, ler livros que nos alimente de coisas (experiências) boas.

“Diga-me o que leres e eu te direi quem tu és.” Essa frase é a pura verdade, não é mesmo? Então, quais livros ler? Essa pergunta tem uma resposta complexa, mas um bom caminho para ler bons livros é consultar quem já os leu. Porém cada pessoa tem uma experiência particular com um determinado livro por isso não temos certeza absoluta que iremos ter uma experiência semelhante com a leitura de um livro como a de quem já o leu. Por isso, é importante você experimentar do livro antes de lê-lo completamente. Como fazer isso? Leia a apresentação e o sumário do livro e faça pequenas leituras de partes do livro, tipo: começo, meio e fim (quanto ao fim, às vezes não é bom ler porque tira nossa expectativa sobre o final de uma história, como os livros de ficção). Isso quando falamos de livros mais novos. Quando falamos de livros antigos, uma dica é buscar os clássicos, pois esses já foram classificados positivamente pela história.

Mas votando ao assunto da seleção de livros mais novos, temos, hoje, o testemunho de leitores e críticos na internet. Agora, se você quer buscar livros como ajuda terapêutica, temos os biblioterapeutas – pessoas que ajudam as outras pessoas a escolherem livros com fins terapêuticos. Os biblioterapeutas são praticantes da Biblioterapia – uma ciência milenar que buscar tratar males por meio da leitura de livros.

Esperamos ter ajudado você com este simples texto.

 Boas leituras!

Por: Edson Carlos de Sena - psicanalista e biblioterapeuta

Comentários

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

A LEITURA DE BONS LIVROS PODE NOS REJUVENESCER.

A CURA OBTIDA POR MEIO DA BIBLIOTERAPIA